5 cidades sustentáveis no mundo que você precisa conhecer

A sustentabilidade é um dos grandes desafios enfrentados mundialmente. As convergências ambientais, sociais e econômicas existentes nas cidades fazem com que essa problemática seja vivida mais intensamente.

A – No entanto, no contexto urbano, esses desafios podem ser superados — visto que as transformações se iniciam em proporção local, podendo modificar todo o território nacional. De maneira sucinta, sustentabilidade é o avanço econômico, social e ecológico, de maneira correta e responsável, por meio de projetos que visam à transformação das cidades.

B Na atualidade, a maior parte da população mundial vive em áreas urbanas, que se converteram em centros de inovação, desenvolvimento econômico, transformação social, saúde e educação, tornando relevante a preocupação com a sustentabilidade.

C No post de hoje, falaremos sobre o conceito de cidade sustentável e citaremos alguns exemplos de cidades sustentáveis no mundo. Confira também os projetos que deram certo nessas localidades. Vamos lá!

O que é cidade sustentável?

D Como dito, o aumento da concentração da população nas cidades permite que o mundo se torne cada vez mais urbano. No entanto, em consequência, ocorrem alterações climáticas e um impacto ambiental em maior escala.

E Para modificar esse panorama, é necessário promover mudanças no meio urbano com a adoção de políticas que efetivem as cidades sustentáveis. Afinal, o que é cidade sustentável?

F – Cidades sustentáveis são aquelas que englobam práticas sustentáveis em suas funções essenciais, como saneamento básico, coleta seletiva, transporte, educação, saúde, energia, enfim, atitudes que contribuem, de forma responsável, para o desenvolvimento ambiental, social e econômico.

G Para sua sustentabilidade, uma cidade precisa realizar algumas ações. Vejamos quais são elas.

Quais ações devem ser executadas para que a cidade seja sustentável?

H – Algumas atitudes devem ser tomadas para que a sustentabilidade se torne realidade. Dentre essas ações, citaremos algumas.

  • políticas de incentivo para as empresas;
  • projetos que priorizem a mobilidade;
  • ações públicas voltadas para a obtenção de uma cidade sustentável;
  • arborização;
  • conscientização da população por associação de bairros e ONGs;
  • contribuição dos órgãos educacionais e institutos de pesquisas;
  • preocupação do setor privado com o impacto que o negócio pode causar ao ambiente;
  • mudança no comportamento dos moradores da urbanização.

I – Desenvolver essas e outras ações efetivou o sucesso de algumas cidades sustentáveis no mundo a ponto de torná-las exemplos. Vamos descobrir quais são elas?

Quais cidades sustentáveis são consideradas modelos?

J Apesar de não ser uma tarefa fácil, algumas cidades tornaram-se um exemplo a ser seguido, mesmo não sendo ecologicamente perfeitas. Vamos listar abaixo algumas:

1 – Zurique, Suíça

L Maior cidade da Suíça, é considerada referência em aproveitamento de lixo e reciclagem. Além de ter arborização, ainda existe a conscientização da população, que, com a infraestrutura, colabora para o sucesso de sua sustentabilidade.

2. Reykjavik, Islândia

M É totalmente abastecida por energia produzida em hidrelétricas e usinas geotermais. Utilizando o hidrogênio como combustível para mover parte dos veículos — faz grande investimento nessa tecnologia, pois pretende aumentar seu uso —, o ar puro da cidade atrai turistas do mundo todo.

3. Vancouver, Canadá

N – Cidade da América do Norte que tem 90% da energia produzida por meio de ondas, painéis solares, ventos e hidrelétricas. Além de sua extensa área urbana de arborização, pretende aniquilar a difusão de gases estufa oriundos dos edifícios, visto que são responsáveis por 55% das emissões na cidade.

4. Malmö, Suécia

O – Considerada precursora no uso da energia renovável, recicla grande parte do lixo coletado e faz o reaproveitamento de resíduos orgânicos, transformando-os em biocombustível. Também é famosa por apresentar parques e jardins espalhados pela cidade.

5. Curitiba, Brasil

P É conhecida como capital ecológica do Brasil por conter soluções de urbanismo, tecnologia de transporte urbano, mais de 26% de áreas de cobertura vegetal, e um índice de 64,5 m² por pessoa de área verde.

Q Percebemos que as cidades sustentáveis no mundo são qualificadas pela implantação de ações sustentáveis. Isso pode se tornar realidade em todas as regiões, mas requer esforço da população cuja colaboração se efetiva com conscientização, atitudes e reivindicação de projetos de sustentabilidade.

R Assim como as cidades sustentáveis no mundo se tornaram realidade, a sua poderá se tornar também. Participe dessa iniciativa!

Compartilhe:
Gabriel de a a z

CONFIRA OUTROS ARTIGOS: