Confira 5 dicas para adotar a mobilidade urbana sustentável

Você já parou para pensar sobre o quanto mobilidade urbana sustentável pode ser importante? No entanto, antes de falarmos sobre o assunto, você conhece o seu real significado? Poucas pessoas refletem, de fato, sobre esse assunto e ele abrange algo muito valioso em nossas vidas, que é a locomoção.

A – De acordo com o site da Mobilize, mobilidade urbana sustentável representa as novas (e boas!) práticas de transportes coletivos integrados que visam a melhorar a qualidade do ambiente urbano. Logo, todos também melhorarão a sua qualidade de vida.

B – Partindo desse princípio, agora, vamos conferir 5 dicas para adotá-la!

Seja mais econômico

C – Só de pensar no valor da gasolina ou de qualquer combustível de que o automóvel necessite, somos levados à seguinte reflexão: “eu preciso ir mesmo para esse lugar?”. Se a resposta estiver vinculada ao trabalho ou à escola, sim! Então de que forma posso economizar? É aí que entra a mobilidade urbana sustentável!

D – Quando você escolhe ir de ônibus ou metrô para determinado local em vez de ir de carro, já está fazendo uma tremenda economia. Primeiro, porque não haverá o gasto com o combustível; segundo, porque as tarifas de táxis ou de carros privados serão superiores ao valor da passagem dos coletivos.

Apoie a Cultura da Coletividade

E – De certo modo, o transporte público brasileiro não é tão bom quanto em outros países, a exemplo da França, da Espanha ou dos Estados Unidos, que são nações de “primeiro mundo”. Porém, a consciência de que o transporte coletivo é a principal solução para o problema do trânsito deve ser estimulada.

F – O principal desafio das grandes cidades envolve a questão da locomoção, então, por que não investir em novas tecnologias que possam otimizar tempo, espaço e dinheiro? É muito mais vantajoso existirem inúmeras pessoas dentro dos transportes públicos integrados do que cada uma em seu próprio carro. Portanto, vale a pena apoiar a cultura da coletividade!

Pense no Meio Ambiente

G – Unindo as duas dicas acima e trazendo para o quesito “meio ambiente”, a redução do número de automóveis nos traz alguns dados positivos! Com a diminuição do número de carros e motos circulantes, diminuímos, consequentemente, três tipos de poluição: poluição do ar, poluição sonora e poluição visual.

H – A quantidade de dióxido de carbono que é liberada para a atmosfera pelos meios de transporte é assustadora! Isso prejudica não só a qualidade de vida do ser humano, como também a dos animais, principalmente das aves.

I – A poluição sonora gerada pelos motores e buzinas, assim como a poluição visual ocasionada pelos veículos, compromete nosso bem-estar e influencia no decorrer do dia a dia.

Dê atenção à saúde

J – Assim como foi mencionado, aderir às novas alternativas de mobilidade sustentável traz benefícios não só para o ambiente, mas também para a nossa saúde.

K – Estresse, doenças respiratórias e perdas auditivas são alguns exemplos de moléstias que podem ser evitadas com esse comportamento inovador. E nada melhor do que colocar a saúde em primeiro lugar, certo?

Engaje-se politicamente

L – Se você se preocupa com os obstáculos que atrapalham o desenvolvimento da mobilidade de sua cidade, acredite, isso o torna uma pessoa politizada. Procurar novas alternativas para melhorar algo tão cotidiano, como a locomoção, seja pelo uso de bicicletas, seja por sistemas sobre trilhos, seja por integrações de ônibus com responsabilidade, leva-o a uma sociedade sustentável e igualitária.

M – A transformação inicia com cada cidadão. Comece agora mesmo a colocar em prática a mobilidade urbana sustentável e veja de perto os benefícios brotarem na sua comunidade!

N – Gostou? Então continue a visita ao nosso blog e veja como um aplicativo de transporte público incentiva a carona!

Compartilhe: