Um artigo dedicado ao vereador Henrique Braga

vocação para o serviço público

A juventude na política possui seus méritos. Os jovens tem mais afinco, disposição e pressa para muitas batalhas no parlamento. Preciso reconhecer, porém, que não teria chegado onde cheguei, ou superado os maiores desafios da minha vida pública, sem ouvir os mais velhos. Um símbolo disso, para mim, é o vereador Henrique Braga, Conselheiro Benemérito e decano da Câmara Municipal de Belo Horizonte, um “pai” para mim e para tantos.

A função de Conselheiro Benemérito é uma posição consultiva junto à Mesa Diretora e ao Colégio de Líderes da Câmara. Para ser elegível a esse cargo, é necessário ter exercido mandato de vereador em Belo Horizonte por pelo menos oito sessões legislativas e ocupado um cargo na Mesa Diretora. Henrique Braga, formado em Teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular, foi o primeiro pastor a presidir a Câmara Municipal de Belo Horizonte e agora o primeiro conselheiro benemérito. Além de aconselhar o Colégio de Líderes, tenho a honra de ser aconselhado pessoalmente pelo meu amigo Henrique Braga, com o carinho e a firmeza, que me lembram meu pai, Seu Gilson, que infelizmente não está mais aqui comigo fisicamente. Abraçá-lo faz muita falta.

A jornada política de Henrique Braga, iniciada nos anos 80, é um testemunho da sua dedicação. Há verdadeiro amor por nossa cidade. Como vereador, Henrique Braga não apenas representou os cidadãos de Belo Horizonte, mas moldou ativamente o futuro da cidade com sua visão e trabalho incansável. Sua liderança como presidente da Câmara no biênio 2017/2018 foi exemplar, demonstrando uma governança focada na austeridade, eficiência e transparência. Sob sua presidência, a Câmara Municipal viu um salto significativo na produtividade legislativa, estabelecendo novos padrões para a administração pública.

O último presidente a realizar concurso público, visando fortalecer a equipe técnica da Câmara Municipal, foi justamente Henrique Braga. Inspirado nele, estou fazendo um outro concurso. Servidores públicos efetivos, concursados, são fundamentais numa instituição forte. Os vereadores passam, o corpo técnico fica.

Em sua gestão, Henrique Braga conseguiu manter a Câmara Municipal longe de escândalos, focando no papel legislativo e político ao invés de ocupar as manchetes policiais. Seu trabalho foi reconhecido pelos colegas pela abertura ao diálogo e pela gestão considerada republicana, mesmo frente a diferenças políticas. Ao final de seu tempo na presidência, inaugurou uma tradição que eu gosto de continuar: devolveu mais de R$ 100 milhões aos cofres da Prefeitura, economizando com o Poder Legislativo para que o dinheiro possa ser gasto com os cidadãos.

Sua habilidade de aconselhar, guiar e inspirar tanto seus colegas vereadores quanto a comunidade é incomparável. Henrique Braga tem sido, de fato, uma “rocha e esteio” para a Câmara Municipal, trazendo estabilidade e sabedoria em momentos de incerteza e mudança.

Henrique Braga personifica a ideia de que a política é uma vocação para o serviço público. Seu tratamento respeitoso e cuidadoso para com colegas, servidores e cidadãos reflete sua crença no poder da gentileza e da compreensão humana na política.

Estamos para virar o ano de 2023 para 2024, chance que todos temos para reconhecer como podemos ser melhores. Na última eleição da presidência, quando dos últimos momentos, o prefeito ligou para Henrique Braga para oferecer apoio para que ele se tornasse o presidente no meu lugar. Ele poderia ter facilmente aceito e estaria presidindo hoje. Negou, pois possui palavra. No meu processo de cassação, várias foram as ofertas de mesma natureza sempre buscando oferecerem a ele posição de poder. Negou, pois possui palavra. No primeiro mandato que tive de 2017 a 2020, também tentaram conduzir um processo de cassação contra mim. Ele arquivou, pois tem bom senso. Devo-lhe a minha vida pública. Nesse ano e nos próximos. Como ele adora dizer sorrindo: “adestrei o Gabriel (e o Mateus, hoje vice-governador)”. E o fez mesmo. E segue fazendo. Com muita habilidade.

Em nome da Câmara Municipal de Belo Horizonte, expresso nossa profunda gratidão e respeito ao Conselheiro Benemérito Henrique Braga. Em 2024, continuarei Presidente da Câmara Municipal, e me inspirei muito no que ouvi do nosso Conselheiro Benemérito para deixar clara a minha vontade de seguir no cargo de Presidente,negando toda e qualquer insinuação de que possa renunciar ao cargo. Seu legado continuará a influenciar gerações de legisladores e cidadãos de Belo Horizonte, fortalecendo os alicerces de nossa querida cidade. Que venha seu décimo mandato! Vamos juntos na mesma fé, amigão.

O Vereador Henrique Braga (PSDB) atua há nove mandatos na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Nossa voz da experiência!
Compartilhe:
Gabriel de a a z

CONFIRA OUTROS ARTIGOS: